As metodologias tradicionais de
ensino-aprendizagem estão ficando cada vez mais obsoletas em um mundo marcado
pela diversidade de ideias e pela celeridade e disponibilidade das informações.
Aquele conhecido modelo estático,
mecanicista e reducionista, em que a figura do professor conduz suas aulas a
partir de uma transmissão de teorias das quais os seus “alunos” (palavra
derivada do grego: “sem luz”) são meros receptores passivos.
Mas... o que seria uma Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, e em
que ela se fundamenta?
As Metodologias Ativas de
Ensino-Aprendizagem (MA) ocorrem quando o aluno “interage com o assunto em estudo – ouvindo, falando, perguntando,
discutindo, fazendo e ensinando – sendo estimulado a construir o conhecimento
ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de
aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador
do processo de aprendizagem, e não apenas como fonte única de informação e conhecimento”
(conceituação de E. F. Barbosa, Boletim Técnico do SENAC, 2013).
A base fundamental das
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MA) é justamente a sua capacidade
de estabelecer conexões entre novos e velhos saberes, a partir reflexões
críticas a respeito da própria realidade vivida.
Aprender significa um processo de
mudança na estrutura mental dos sujeitos, caracterizando-se por ser um ato
individual, que ocorre a todo o momento, independente de ser mediado ou não por
um professor. A hegemonia aqui não pertence a um mestre, mas sim à experiência
(REBOUÇAS, 2014, p. 14). Cada um dos sujeitos envolvidos carrega em si uma
história, uma relação pessoal com o presente e projetos de futuros desejados.
Enquanto as metodologias
tradicionais de ensino costumam desconsiderar muitas facetas do potencial
humano para o conhecimento, a MA as explora ao máximo, procurando fazer com que
o aluno se envolva ativamente no processo de aprendizagem, a partir de leituras,
escritas, perguntas, discussões ou mesmo estando ocupado em resolver problemas
e desenvolver projetos. Além disso, segundo Barbosa (Boletim Técnico do SENAC,
2013), “o aluno deve realizar tarefas
mentais de alto nível, como análise, síntese e avaliação. Nesse sentido, as
estratégias que promovem aprendizagem ativa podem ser definidas como sendo
atividades que ocupam o aluno em fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, o leva a
pensar sobre as coisas que está fazendo”.
Quais as
características das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem?
As Metodologias Ativas de
Ensino-Aprendizagem são marcantes por apresentarem características como:
- Despertar curiosidade para o aprendizado;
- Favorecer o trabalho em equipe;
- Potencializar a autonomia para que os alunos adquiram novos conhecimentos sem depender de ementas que não condizem com os seus anseios ou necessidades;
- As MAs contribuem com a formação mais holísticas dos sujeitos envolvidos, caracterizando-se por ser uma grande fomentadora de cidadania;
- Respeitando os conhecimentos que os alunos trazem, assim como a sua história de vida, as MAs possibilitam uma interação mais rica de ideias e valores;
- Cabe salientar, por fim, que estudos científicos garantem que as MAs são mais eficazes para promover o aprendizado, se comparadas às metodologias tradicionais.
Quais as habilidades
e as competências que precisam ser desenvolvidas para a compreensão da nova
metodologia?
As primeiras habilidades necessárias
para todos aqueles que se deparam com uma MA são: a abertura para o novo; a
flexibilidade no ouvir; a confiança para com os facilitadores e uma certa
entrega para participar das atividades e dinâmicas que são inerentes à
metodologia.
Superar a rigidez das
metodologias tradicionais é, portanto, uma necessidade.
A partir do momento em que isso
ocorre, naturalmente as habilidades e competências necessárias à compreensão da
nova metodologia surgirão.
Cabe enfatizar que a compreensão
da MA não se dá exclusivamente no campo do racional, mas, acima de tudo, no
âmbito de nossas emoções, de nossos afetos. A própria compreensão sobre o que é a metodologia é algo que demanda um certo tempo de exposição.
Metodologias Ativas Metodologias Ativas - A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos de empresas. Obter a melhor simulação programas para business game gestão. OGG é o melhor web e a primeira empresa a incluir aspectos decisórios de administração estratégica nos simuladores.
ResponderExcluir