terça-feira, 18 de abril de 2017

Sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem

As metodologias tradicionais de ensino-aprendizagem estão ficando cada vez mais obsoletas em um mundo marcado pela diversidade de ideias e pela celeridade e disponibilidade das informações.

Aquele conhecido modelo estático, mecanicista e reducionista, em que a figura do professor conduz suas aulas a partir de uma transmissão de teorias das quais os seus “alunos” (palavra derivada do grego: “sem luz”) são meros receptores passivos.

Mas... o que seria uma Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, e em que ela se fundamenta?

As Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MA) ocorrem quando o aluno “interage com o assunto em estudo – ouvindo, falando, perguntando, discutindo, fazendo e ensinando – sendo estimulado a construir o conhecimento ao invés de recebê-lo de forma passiva do professor. Em um ambiente de aprendizagem ativa, o professor atua como orientador, supervisor, facilitador do processo de aprendizagem, e não apenas como fonte única de informação e conhecimento” (conceituação de E. F. Barbosa, Boletim Técnico do SENAC, 2013).

A base fundamental das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MA) é justamente a sua capacidade de estabelecer conexões entre novos e velhos saberes, a partir reflexões críticas a respeito da própria realidade vivida.

Aprender significa um processo de mudança na estrutura mental dos sujeitos, caracterizando-se por ser um ato individual, que ocorre a todo o momento, independente de ser mediado ou não por um professor. A hegemonia aqui não pertence a um mestre, mas sim à experiência (REBOUÇAS, 2014, p. 14). Cada um dos sujeitos envolvidos carrega em si uma história, uma relação pessoal com o presente e projetos de futuros desejados.

Enquanto as metodologias tradicionais de ensino costumam desconsiderar muitas facetas do potencial humano para o conhecimento, a MA as explora ao máximo, procurando fazer com que o aluno se envolva ativamente no processo de aprendizagem, a partir de leituras, escritas, perguntas, discussões ou mesmo estando ocupado em resolver problemas e desenvolver projetos. Além disso, segundo Barbosa (Boletim Técnico do SENAC, 2013), “o aluno deve realizar tarefas mentais de alto nível, como análise, síntese e avaliação. Nesse sentido, as estratégias que promovem aprendizagem ativa podem ser definidas como sendo atividades que ocupam o aluno em fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, o leva a pensar sobre as coisas que está fazendo”.

Quais as características das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem?

As Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem são marcantes por apresentarem características como:
  1. Despertar curiosidade para o aprendizado;
  2. Favorecer o trabalho em equipe;
  3. Potencializar a autonomia para que os alunos adquiram novos conhecimentos sem depender de ementas que não condizem com os seus anseios ou necessidades;
  4. As MAs contribuem com a formação mais holísticas dos sujeitos envolvidos, caracterizando-se por ser uma grande fomentadora de cidadania;
  5. Respeitando os conhecimentos que os alunos trazem, assim como a sua história de vida, as MAs possibilitam uma interação mais rica de ideias e valores;
  6. Cabe salientar, por fim, que estudos científicos garantem que as MAs são mais eficazes para promover o aprendizado, se comparadas às metodologias tradicionais.


Quais as habilidades e as competências que precisam ser desenvolvidas para a compreensão da nova metodologia?

As primeiras habilidades necessárias para todos aqueles que se deparam com uma MA são: a abertura para o novo; a flexibilidade no ouvir; a confiança para com os facilitadores e uma certa entrega para participar das atividades e dinâmicas que são inerentes à metodologia.

Superar a rigidez das metodologias tradicionais é, portanto, uma necessidade.

A partir do momento em que isso ocorre, naturalmente as habilidades e competências necessárias à compreensão da nova metodologia surgirão.


Cabe enfatizar que a compreensão da MA não se dá exclusivamente no campo do racional, mas, acima de tudo, no âmbito de nossas emoções, de nossos afetos. A própria compreensão sobre o que é a metodologia é algo que demanda um certo tempo de exposição.

Um comentário:

  1. Metodologias Ativas Metodologias Ativas - A OGG é pioneira no desenvolvimento de jogos de empresas. Obter a melhor simulação programas para business game gestão. OGG é o melhor web e a primeira empresa a incluir aspectos decisórios de administração estratégica nos simuladores.

    ResponderExcluir