segunda-feira, 26 de junho de 2017

Narrativa Reflexiva - Agite-se Antes de Beber - Articulação entre Vigilância Sanitária e Educação Popular em Saúde

Tivemos a oportunidade, no nosso 4º encontro do curso de especialização em GVISA, de assistir ao vídeo "Agite-se Antes de Beber", de autoria do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC). 

O vídeo avalia não apenas os componentes funestos que são parte da matéria prima para sucos industrializados, e o desconhecimento que consumidores (pais e filhos) têm com relação às matérias primas de tais sucos.

E as conclusões encontradas são:
  • 1. Com relação aos ingredientes, verifica-se que a indústria alimentícia se utiliza de uma quantidade absurda de açúcar e conservantes para produzir os seus sucos, enquanto a parcela de fruta é praticamente nula. Se o sabor lembra o de um suco, isso fica mais a cargo dos aromatizantes e outras substâncias enganadoras de nossos paladares.
  • 2. Por sua vez, o desconhecimento dos consumidores é gritante. O vídeo se resume, basicamente, a fazer com que pais e filhos leiam a relação de ingredientes do suco... e o mais impressionante é verificar o quão surpresos todos ficaram com essa leitura... descobre-se que um suco de uva não leva uva dentre seus ingredientes, mas apenas uma pequena fração de maçã e aromatizantes... e nota-se que a quantidade de açúcar costuma ser quatro ou cinco vezes maior que a de frutas, quando o suco chega a ter alguma fruta.


Assistimos ao vídeo em companhia de fiscais sanitários de diferentes partes do estado da Bahia. E pude perceber que todos concordam que novos paradigmas devem nortear a produção e a difusão de conhecimentos na área da Vigilância Sanitária. Costumamos ficar satisfeitos quando nossos técnicos conseguem consolidar informações relativas ao conteúdo lesivo de alimentos. Ocorre que não damos a mesma importância à difusão desse conhecimento para a população como um todo.

Caso a própria população fosse educada nesse sentido, teríamos ao lado da Vigilância Sanitária milhões de fiscais que atuariam de uma forma muito mais efetiva do que a dos órgãos de fiscalização: apenas deixariam de consumir produtos lesivos à saúde. Isso sim é uma penalidade muito mais grave do que multas e interdições eventuais.

Enxergamos como grande desafio para a Gestão da Vigilância Sanitária a necessidade de tornar a população como um todo partícipe do controle de riscos sanitários. Poucas ações existem nesse sentido... eis que o vídeo nos incentivou a pensar mais sobre o assunto, e a levar, cada um para a sua cidade, algumas ideias de difusão de informações sanitárias.

Para quem quer assistir ao vídeo "Agite-se Antes de Beber".

https://www.youtube.com/watch?v=Wcg4AR4GBnM



Nenhum comentário:

Postar um comentário